Dívidas com Bancos

 

 

 

 

O banco pode  leiloar meu imóvel?

Os proprietários de imóveis que tem financiamento imobiliário sofrem com a pergunta: O banco pode tomar meu móvel em caso de atraso?

A resposta é depende,  mas a possibilidade é real  se o  imóvel estiver  financiado com o  Sistema Financeiro Habitaconal(SFH), depois do atraso da  terceira parcela o banco notifica o dono do imóvel  a iniciar o procedimento administrativo de retomada do imóvel , caso não haja pagamento das parcelas em atraso,   a  matrícula do imóvel é consolidada em favor do banco e designado datas de leilão.  Diferentemente ocorre no Sistema Financeiro Imobiliário(SFI) a carta de notificação do cartório pode chegar após 15 dias de atraso.

 

No atual cenário econômico do país com a perda de empregos, redução drástica dos salários e do poder aquisitivos em decorrência da alta da inflação, faz com que muitos proprietários atrasem suas parcelas do financiamento imobiliário e coloquem em risco o sonho da casa própria.

Os contratos com Alienação Fiduciária o  devedor  divida/comprador do imóvel  transfere  ao banco  os direitos sobre o imóvel e a  posse indireta do imóvel, caso  pague todo o financiamento o imóvel  o devedor recupera a propriedade plena, permanente ou seja aquelas com todos os direitos, na Alienação Fiduciária a propriedade e limita

A propriedade plena é aquela com todos os direitos essências elementares e inerentes da propriedade que se encontram em uma só pessoa.

Para evitar a perda da propriedade,  o mais rápido possível o  devedor deverá ingressar  com um processo judicial,  a fim de que o bem fique sob  sob judicie, ou seja, colocar nas mãos do juiz a questão a fim de que o banco não tome uma propriedade por meio de um contrato que tem por base o Decreto Lei de 70/66 que permite o leilão do imóvel extrajudicialmente,  o Supremo Tribunal  Federal(STF) está analisando a constitucionalidade do decreto a fim de verificar sua validade ou não.

O melhor caminho  diante do atraso das parcelas   é do devedor procurar o banco para tentar fazer um acordo, caso não haja acordo o devedor deverá procurar   um profissional a fim de auxiliar a  solucionar a questão e não perder o imóvel.

Para maiores informações entre  do seu caso  entre em contato com nosso escritório de advocacia que está apto a solucionar a sua questão com dedicação e confiança.

Tel.: 11 31040541  Celular e Whatsap 11 972578579